Goiânia enfrenta fim de semana de calor intenso, alerta Cimehgo

27 setembro 2025 às 12h00

COMPARTILHAR
A capital goiana terá um fim de semana e o início de semana marcados por temperaturas elevadas, tempo seco e risco à saúde pública. Segundo o informativo oficial do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), não há previsão de chuva para os dias domingo, 28, e segunda-feira, 29, e a umidade relativa do ar deve atingir níveis preocupantes.
No sábado, 28, o dia será de céu limpo e calor intenso. A temperatura mínima será de 19°C e a máxima pode chegar a 34°C. A umidade relativa do ar oscilará entre 20% e 70%, com tendência de queda ao longo do dia. Já no domingo, 29, o cenário se repete: sol com períodos de céu parcialmente nublado, mínima de 19°C e máxima de 34°C. A umidade deve ficar em torno de 30%.
A chance de chuva é praticamente nula, 0.0 mm no sábado e apenas 10% à noite no domingo. Com esse perfil climático, o Cimehgo recomenda evitar exposição solar entre 10h e 16h, aumentar a ingestão de líquidos e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Goiás
O tempo seco e quente se estende por todo o estado. No sábado, a mínima será de 16°C na região Leste, enquanto a região Norte pode registrar máximas de até 39°C. No domingo, as temperaturas seguem elevadas, com mínima de 18°C e máxima de 35°C.
A umidade relativa do ar em diversas regiões goianas deve ficar abaixo dos 20%, índice considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde. O CIMEHGO alerta para o risco alto de incêndios florestais: 214 dos 246 municípios estão em situação crítica para queimadas.
Além disso, os recursos hídricos estão sob pressão. O Rio Meia Ponte, um dos principais do estado, encontra-se no nível crítico 1, reflexo da longa estiagem.
Recomendações do Cimehgo
- Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários de pico de calor.
- Manter ambientes internos umidificados.
- Priorizar a hidratação constante.
- Não realizar queimadas ou acender fogueiras.
Leia também:
TRE-GO anula cassação e mantém prefeito de Aporé no cargo; entenda
Maioria dos goianos diz que Goiás segue um bom caminho, segundo pesquisa
Trump pode cortar mais US$ 4 bilhões em ajuda externa; Brasil perdeu 83% do investimento em um ano