Em 15 dias, mil carretéis de linhas cortantes são apreendidos em Aparecida de Goiânia
19 julho 2023 às 16h11
COMPARTILHAR
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia apreendeu mil carretéis de material cortante durante a campanha “A vida por um fio”. A corporação apresentou nesta semana o balanço parcial, referente aos primeiros 15 dias de operação. Os setores com maiores apreensões foram Colina Azul, parque Trindade e região Central.
Apesar dessa quantidade de material perigoso, que pode atravessar avenidas movimentadas e vitimar, principalmente, motociclistas. No entanto, de acordo com o comandante da GCM, Weber Júnior, há uma década não são registrados acidentes fatais com linhas cortantes na cidade.
“Durante todo ano o trabalho de fiscalização ocorre de forma ostensiva em pontos conhecidos para coibir uso de linhas cortantes. E durante o período de férias escolares, entre junho e agosto, as rondas são intensificadas”, salienta.
Weber Júnior pontua que a pessoa quando é flagrada com cerol ou linha chilena recebe orientação educativa em relação aos perigos desses materiais. “Quando há reincidência, encaminhamos o infrator até a delegacia. No caso de crianças e adolescentes, acionamos os pais ou responsável,” explica.
O comandante ressalta que não há proibição de se empinar pipa em Aparecida, onde existem locais adequados para a pratica, como praças, parques e o Centro Olímpico. O local mais frequentado é o Pipódromo, localizado no Polo Empresarial, longe do tráfego de veículos e redes de alta tensão.
Proibição do cerol
A legislação municipal de Aparecida de Goiânia regulamenta a atividade de empinar pipa, como o uso e comercialização da venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” formal e informal. Aqueles que forem flagrados vendendo esses materiais podem ter os produtos apreendidos e encaminhados às autoridades policiais. Além disso, estarão sujeitos a multas no valor de R$ 3 mil para cada infração cometida.
As denúncias de prática ilegal de empinar pipa com linhas cortantes podem ser feitas pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp da GCM: 3545-5992.
Leia também:
Aparecida lança curso de qualificação profissional com 4 mil vagas; veja como participar
Empresas são multadas em mais de R$ 110 mil por aplicar golpe do falso financiamento