Distrito Federal vai ganhar duas novas estações de metrô
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2024/01/cropped-14-11-23-Cilas-Opcao-Leoiran-2-30x30.jpg)
06 janeiro 2025 às 12h40
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2025/01/metro.jpeg)
COMPARTILHAR
O Governo do Distrito Federal receberá um financiamento de R$ 400 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a expansão da Linha 1 do metrô, no trecho de Samambaia. O projeto prevê a construção de duas novas estações, próximas à UPA e ao Centro Olímpico, que serão denominadas estação nº 35 e estação nº 36. O valor total do projeto é de R$ 444,5 milhões.
O investimento faz parte do Novo PAC e tem como objetivo atender à crescente demanda por transporte público na região, além de melhorar a oferta de transporte sobre trilhos de alta capacidade.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) utilizará os recursos provenientes do Finem (linha Incentivada B, Mobilidade – Sistema sobre trilhos ou BRTs) para realizar a ampliação da via permanente semienterrada, com extensão de 3,6 km a partir do atual Terminal Samambaia.
A expansão do sistema de transporte no Distrito Federal trará melhorias significativas para a mobilidade urbana, incluindo a construção de três viadutos com passagem para pedestres integrada e quatro passarelas aéreas destinadas a pedestres e bicicletas.
Essas infraestruturas estarão localizadas em pontos de alto fluxo de circulação, garantindo maior acessibilidade aos usuários. Além disso, está prevista a construção de um emissário para drenagem das águas pluviais nas áreas de expansão de Samambaia e nas regiões urbanas adjacentes, contribuindo para minimizar problemas de alagamento.
Com a ampliação, espera-se que o novo trecho atenda a cerca de 9.840 passageiros a mais por dia, o que complementará o transporte atual do metrô, que já opera com uma média de 160 mil passageiros diários.
Leia também:
BNDES inicia estudo de Mobilidade com foco em BRT, VLT e metrôs, Goiânia tem duas propostas