Campanha ‘Esquina Segura’ tenta frear caos causado por estacionamento irregular; entenda

06 outubro 2025 às 19h34

COMPARTILHAR
Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), realiza a campanha “Esquina Segura”, com foco na segurança viária e na fluidez do trânsito nos principais cruzamentos da capital. Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, nesta segunda-feira, 6, o gerente de fiscalização da SET, Eduardo Mariano, detalhou os objetivos, estratégias e expectativas da operação.
Segundo Eduardo Mariano, a operação tem caráter duplo: educativo e fiscalizatório. “A gente trabalha sempre para não só punir, né? Mas temos um trabalho na gerência de educação para o trânsito, fazendo com que o condutor resista a esse tipo de estacionamento, mostrando que resulta sim em diversos acidentes”, afirmou.
A campanha busca conscientizar os motoristas sobre os riscos de estacionar em esquinas, locais que concentram grande circulação de pessoas e, muitas vezes, abrigam rampas de acessibilidade. “Estacionar em uma esquina prejudica diretamente o trânsito, em todos os aspectos que podemos imaginar, desde o motorista quanto o pedestre ou até pessoas com mobilidade reduzida”, reforçou.
A operação será intensificada em bairros com alto índice de infrações e circulação de veículos e pedestres: Jardim América, Setor Marista, Oeste, Bueno, Setor Sul, Campinas e Castelo Branco. “Esses são locais recorrentes desses casos. Escolas, supermercados, clínicas, farmácias, comércio em geral… é onde concentra o maior número de dificuldade de estacionamento, e os condutores insistem em colocar nas esquinas”, explicou Mariano.

Eduardo destacou que veículos estacionados nas esquinas comprometem a visibilidade dos cruzamentos, obrigando motoristas a avançarem perigosamente. “A pessoa, para ter a visão, precisa cada vez mais adentrar o outro lado da pista. Se vem um veículo grande em velocidade mais alta, aí acontece o acidente. Aí que pega motociclista, pega pedestre… pode causar uma tragédia.”
Ele também relatou que caminhões de empresas como a Laninho frequentemente fazem denúncias por não conseguirem realizar entregas devido a veículos parados em locais proibidos. “Principalmente nas esquinas, temos relatos de acidentes de pessoas que não conseguem visualizar a outra parte da via e acabam tendo que chegar um pouco mais com o carro na metade da pista.”
A SET pretende, ao fim de outubro, apresentar um balanço com os seguintes indicadores:
– Quantidade de operações realizadas
– Número de veículos autuados e removidos
– Estabelecimentos de ensino atendidos com ações educativas
– Volume de denúncias recebidas via WhatsApp
“Esse mês a gente tá com essa operação padrão. Vamos fiscalizar os principais bairros da cidade e fazer autuações intensas nesses locais. Vamos remover os veículos com grande número de débitos, licenciamento, IPVA, multas em aberto. E vamos conscientizar também nas portas de escolas, para os pais evitarem a parada ou mesmo estacionamento nas esquinas”, detalhou.
Canal para denúncias
A população pode colaborar com a campanha por meio do canal direto de denúncias via WhatsApp: (62) 3524-4620. “A pessoa pode mandar fotos, localização, o local. É feito de forma anônima, e a gente vai deslocar a viatura pra atender”, garantiu Eduardo.
Continuidade da operação
Embora a campanha esteja intensificada em outubro, a operação não será encerrada com o fim do mês. “Essa operação vai continuar. Mas esse mês especificamente vamos intensificar a fiscalização de esquinas por orientação. É impossível colocar os veículos naqueles locais justamente por conta do trânsito”, concluiu.
Leia também:
O que pensa dono de bar em Goiânia que aderiu à escala 4×3
Após um mês de troca de OSs; veja como está gestão das maternidades de Goiânia