Caixa estabelece entrada maior para o financiamento de imóveis a partir desta sexta-feira
01 novembro 2024 às 18h11
COMPARTILHAR
Começam a vigorar nesta sexta-feira, 1º, as novas regras para financiar imóveis pela Caixa. Mutuários terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. Para financiar pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), em que a prestação cai ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. A Caixa só liberará o crédito a quem não tiver outro financiamento habitacional ativo com o banco.
A gerente de Desenvolvimento Imobiliário da Vega Incorporações e diretora do Sinduscon/ GO, Carolina Lacerda, explica que as novas regras regas afetam apenas novos contratos de financiamento. “Apenas novos financiamentos, inclusive os clientes co, contratos gerados, ainda não registrados, ficam mantidas as taxas estabelecidas nos contratos”, pontua.
O valor máximo de avaliação dos imóveis pelo SBPE está limitado a R$ 1,5 milhão em todas as modalidades do sistema. Atualmente, o crédito pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com juros mais baixos, é restrito a imóveis de até R$ 1,5 milhão. As linhas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) não têm teto de valor do imóvel.
Segundo a Caixa, as mudanças se aplicam a futuros financiamentos e não afetarão as unidades habitacionais de empreendimentos financiados pelo banco. Nesse caso, em que o banco financia diretamente a construção, as condições atuais serão mantidas.
A instituição financeira concentra 70% do financiamento imobiliário brasileiro e 48,3% das contratações do SBPE. As restrições, segundo o banco, são porque a carteira de crédito habitacional do banco deve superar o orçamento aprovado para 2024.
Carolina ressalta que os imóveis com a construção financiada pela caixa tem suas condições mantidas, ou seja, quem quiser financiar um percentual maior, deve procurar obras ou empreendimentos financiados pela caixa. “Outro ponto que os imóveis do mcmv novos, seguem nas mesmas condições anteriores, ou seja, quem quiser investir menos na entrada e pegar um financiamento melhor, pode procurar imóveis até 350 mil, observando o enquadramento da renda familiar”, explica a gerente de Desenvolvimento Imobiliário da Vega Incorporações.
Segundo ela, outros bancos já subiram suas taxas, recentemente, como Itaú e Santander, então para quem estiver procurando imóvel, aproveitar o 13º é uma boa oportunidade para ajudar na entrada. Outro ponto para quem não tem o valor total da entrada ou não quer comprometer todo o orçamento familiar, é buscar imóveis na planta, comprando durante a construção, a entrada pode ser parcelada