O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) inicia, na próxima sexta-feira, 17, a Operação Carnaval, com ações que visam garantir a segurança da população goiana durante o período de festividade. Ao todo, serão empregados efetivos extra de 206 militares para a Operação Carnaval 2023, além de 68 viaturas, 23 embarcações e 29 mergulhadores. 

Os profissionais serão distribuídos, de acordo com a corporação, em 22 postos avançados à beira de lagos, represas e rios, em pontos turísticos do estado, onde se observa uma grande concentração de turistas. Serão utilizadas embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias.

O reforço será enviado para os municípios que solicitaram apoio, além dos locais onde o feriado prolongado é comemorado tradicionalmente em Goiás como Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos. Todas  as unidades operacionais também irão reforçar sua atuação operacional. 

A operação também terá foco no trabalho educativo para sensibilizar os foliões a evitarem tragédias e não estragarem a festa. Outro objetivo, de acordo com a corporação, é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado.