Queda de árvore deixa Centro Infantil sem energia há mais de horas em Goiânia

30 outubro 2024 às 14h10

COMPARTILHAR
Caiu uma árvore em frente ao Centro Municipal de Atendimento Infantil (Cmai) Thomé Neto, no Setor Nova Suíça, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 30. A queda da árvore provocou a interrupção do fornecimento de energia há mais de quatro horas, pois os fios foram rompidos. Os moradores já haviam alertado a prefeitura sobre o risco de queda desta árvore e de outra próxima, que também apresenta sinais de instabilidade. Caso a árvore não seja retirada pela prefeitura, ela pode cair em cima do Centro Infantil.
O ponto principal da preocupação dos moradores não é apenas a queda da árvore em si, mas o risco potencial que a outra árvore representa, uma vez que está localizada dentro da propriedade do Cmai. Caso essa árvore caia, pode causar danos significativos à estrutura do prédio ou ao muro, além de representar um risco direto para os moradores e crianças do local. A falta de resposta imediata da prefeitura para a retirada dessa árvore pode resultar em um custo ainda maior, tanto financeiro quanto de segurança, caso ocorra um acidente mais grave.
Para os moradores, a situação ressalta a importância de uma manutenção preventiva mais ativa e uma resposta mais ágil aos pedidos feitos à prefeitura para evitar possíveis tragédias. A reportagem entrou em contato com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que informou que a equipe já está no local do incidente.
A prefeitura é responsável pela manutenção, poda e retirada das árvores, enquanto a Equatorial é responsável pelo restabelecimento da energia no local.
Como solicitar poda de árvore
A Prefeitura de Goiânia recebe pedidos de poda e extirpação de árvores de forma digital. A solicitação pode ser feita por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), que está disponível no site oficial do município. Com isso, não é mais necessário a locomoção do contribuinte até uma das unidades do Atende Fácil ou da sede do órgão ambiental municipal.
Após cadastro do pedido, técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) fazem a análise da solicitação, realizam a visita in loco para verificação das condições fitossanitárias do exemplar arbóreo, e emitem a autorização via sistema.
Após a primeira etapa realizada, o solicitante deve clicar em avançar e preencher os demais campos, até finalizar a solicitação. Segundo a Amma, o processo apenas é finalizado com o pagamento da Guia de Diversa Arrecadação (DUAM) para o serviço. A solicitação pode ser feita diretamente no link.