A duplicação da BR-153 em Goiás, popularmente conhecida como “rodovia da morte”, deu um passo decisivo, nesta sexta-feira, 22, com a assinatura da ordem de serviço no km 314 da rodovia, em Rialma. O evento reuniu autoridades de peso, como o ministro dos Transportes, Renan Filho (UB), o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o deputado federal José Nelto e a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (UB), além de lideranças políticas e representantes da comunidade local.

A primeira etapa da obra contará com um investimento superior a R$ 500 milhões, abrangendo 53,44 quilômetros distribuídos entre os municípios de Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). O projeto total prevê a duplicação de 448,54 km da BR-153 em todo o estado, com o objetivo de melhorar a segurança viária, aumentar a fluidez do tráfego de veículos leves e pesados e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Segundo o Ministério dos Transportes, os trechos foram definidos com base em critérios técnicos, priorizando áreas com maior fluxo e risco. A expectativa é que a duplicação chegue em breve a Porangatu, cidade estratégica no norte goiano. A presença da prefeita Vanuza Valadares no evento simboliza a força da mobilização regional em torno da obra, que há anos é reivindicada por moradores e comerciantes.

Em seu discurso, Vanuza destacou o esforço coletivo que tornou o projeto possível. “Hoje foi dado o início para a duplicação da BR-153, um sonho que parecia distante, mas que agora se torna realidade. Foram muitas idas a Brasília, conversas com ministros e mobilizações da nossa comunidade. Cada passo exigiu esforço, coragem e fé. Essa ação vai salvar vidas, trazer segurança e impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Saio daqui com o coração cheio de orgulho e esperança no futuro que estamos construindo”, afirmou.

A duplicação da BR-153 é considerada uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária em andamento no estado, e representa uma conquista histórica para o norte goiano, que há décadas aguarda por melhorias na principal via de escoamento da produção local.

Contexto

A BR-153, conhecida popularmente como “rodovia da morte” devido ao elevado número de acidentes, é uma via de extrema importância para a integração regional e o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro. Entre os anos de 2020 e 2025, os trechos que atravessam o estado de Goiás registraram mais de 4.700 acidentes, resultando em 5.471 pessoas feridas e 361 mortes, números que evidenciam a urgência de melhorias na infraestrutura da rodovia.

No Tocantins, a concessionária responsável pelas obras avança com a duplicação de 7 quilômetros nos municípios de Talismã, Alvorada e Figueirópolis, somando-se aos trechos já entregues em Gurupi e Aliança. O pacote atual de intervenções inclui quase 30 quilômetros de vias marginais, 14 retornos, oito dispositivos de acesso e três passarelas para pedestres.

Ao final do contrato, estão previstos 448,54 quilômetros duplicados em Goiás e 173,98 quilômetros no Tocantins, totalizando investimentos de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 6,2 bilhões em custos operacionais. Essas ações visam transformar a BR-153 em uma rodovia mais segura, eficiente e capaz de atender às demandas logísticas da região.

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