O Governo de Goiás realizou, na manhã desta segunda-feira, 14, a entrega de 132 novos ônibus para a frota do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. O Governador do Estado, Ronaldo Caiado (UB), junto do secretário-geral de governo, Adriano da Rocha Lima, e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), oficializaram a entrega dos ônibus junto aos motoristas da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Há promessa de que o conjunto da frota seja renovada até o início de 2026. 

Durante coletiva de imprensa, Caiado afirmou que os ônibus entregues na manhã desta segunda-feira, 14, estarão em circulação até o fim desta semana. A expectativa do governo é de que esses veículos beneficiem diretamente mais de 88 mil cidadãos e, indiretamente, todos os 200 mil usuários da rede de transporte pública de Goiânia. 

“Um padrão de ônibus que volta a dar dignidade para as pessoas”, afirma o governador ao elencar as funcionalidades obrigatórias dos novos modelos. Ar-condicionado, botão do pânico, câmeras de segurança, veículos com o baixo consumo de carbono, e com suspensão pneumática, trazendo mais conforto ao usuário. 

Leia também: Proposta de Fred Rodrigues aumentará a tarifa para mais de R$ 9 e prejudicará meio milhão de usuários do transporte coletivo em Goiânia

Nova frota de ônibus de Goiânia começou a ser entregue às empresas e deve começar a rodar ainda em outubro

Tanto Ronaldo Caiado quanto Adriano da Rocha Lima afirmam que este é apenas o início de uma reestruturação do transporte coletivo na capital. Ambos gestores reforçam que todos os 1200 ônibus da capital serão renovados até 2026, serão adicionados mais 300 veículos na frota, novas linhas serão adicionadas às rotas de Goiânia, além de garantir manutenção ou troca de todos os pontos de ônibus da cidade. 

“Não tenho dúvida em dizer que teremos um dos transportes coletivos mais modernos, eficientes e com qualidade do mundo”, finalizou Adriano da Rocha Lima ao destacar a integração do eixo Anhanguera com o BRT Norte Sul. 

Tarifa congelada

Ronaldo Caiado reforça a atenção do governo estadual ao manter congelada as tarifas cobradas do usuário do sistema público de transporte, através da oferta de subsídios. Ao dizer que sua intenção é manter o congelamento das passagens até o fim de sem mandato, o governador compartilha orgulhoso que os passageiros do estado são “os únicos no país que, desde 2019, não tiveram um aumento de um centavo na passagem”.

Adriano da Rocha Lima complementa o governador ao reforçar a importância da continuação do subsídio do governo para manutenção das tarifas cobradas da população. “Não existe transporte coletivo no mundo, que funcione bem, sem o subsídio adequado”, finalizou.