Nova sede da Capitania Fluvial de Goiás é inaugurada em Goiânia
16 dezembro 2023 às 09h16
COMPARTILHAR
A Marinha do Brasil inaugurou nesta sexta-feira, 15, com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), a nova sede da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), na capital. A unidade faz parte do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil e irá realizar atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica.
A unidade com sede em Goiânia irá atender mais de 200 municípios que compõem a área de atuação, além de trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Objetivo é atuar na segurança do tráfego aquaviário, além de promover ensino profissional marítimo, proteger a vida humana e preservar as fontes hídricas
“Nós sabemos que Goiânia é uma cidade pujante que cresce e se desenvolve todos os dias. Ter uma sede da Capitania aqui em Goiânia é uma grande satisfação. Nós estamos de portas abertas para estabelecer parcerias com a Marinha do Brasil, assim como todas as forças de segurança do Estado e do país”, afirmou o prefeito Rogério.
O Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, destacou a participação do prefeito Rogério na solenidade. “Nosso querido prefeito Rogério, que empresta um brilho especial à cerimônia deixando os afazeres lá na nossa Prefeitura que, tenho certeza, é muito concorrida e com muitas atividades. Tê-lo conosco aqui é um prazer e mostra como a Marinha é especial para o senhor”, afirmou.
A Capitania Fluvial de Goiás foi criada em março de 2020 visando atuar na segurança do tráfego aquaviário, além de promover ensino profissional marítimo, proteger a vida humana e preservar as fontes hídricas. Além disso, a unidade também realiza a habilitação de condutores de embarcações amadores e profissionais.
Segundo o capitão de Fragata Arruda, diretor da CFGO, a nova sede atenderá amplamente a população goiana, além de destacar o apoio da PM e do Corpo de Bombeiros nas ações. “A Polícia Militar do Estado de Goiás, bem como o Corpo de Bombeiros são grandes parceiros e sempre que precisamos de apoio de segurança eles se fazem presentes. Como autoridade marítima, nossa abordagem é administrativa, como as abordagens do departamento de trânsito na cidade. Caso a pessoa abordada se negue a submeter-se a nossa inspeção, é o policial militar quem pode prendê-lo”, afirma o capitão Arruda.
Capitão de Fragata Marcio da Silva Arruda, diretor da CFGO, destacou que a nova sede atenderá amplamente a população goiana e os mais de 200 municípios que compõem o distrito. A capitania também irá trabalhar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Leia também:
Saiba por que os eleitores exigem um gestor para prefeito de Goiânia
Os três pré-candidatos que podem disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB em 2024