Grupo de reeducandos do sistema prisional trabalham em Força Tarefa da Prefeitura de Goiânia para limpeza da capital
04 janeiro 2025 às 15h59
COMPARTILHAR
Um grupo de 200 detentos do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel participou de mutirão para limpeza de bairros da região Noroeste de Goiânia. Acompanhados de escolta da Polícia Penal, os reeducandos realizaram limpeza em bairros da região Noroeste da capital, como Parque Tremendão, Jardim Fonte Nova e Morada do Sol.
A ação é uma parceria da Prefeitura de Goiânia, junto à Polícia Penal e à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). “Nosso objetivo é trazer um bem-estar para a população, por meio da limpeza urbana da região, e expandir essa parceria, não só em Goiânia, mas para todo o Estado”, afirma o diretor-geral da PPGO, Josimar Pires.
Participaram do movimento detentos em regime fechado e semiaberto e outros 110 policiais penais. “Essa é a primeira ação que fazemos em parceria com a prefeitura”, compartilha Pires.
A partir do bairro Morada do Sol, e com auxílio de servidores da Comurg, o grupo de reeducandos realizou tarefas como recolhimento de lixo, entulhos e auxílio na poda de árvores.
“É bacana esse tipo de trabalho. É dar uma oportunidade para que o preso se torne um cidadão de bem”, colocou um morador da região. “A rua estava muito suja, agora ficou limpinha. Um trabalho muito bem feito. Estávamos precisando de uma limpeza dessa”, elogiou outra moradora.
Pires explica que existe muita mão de obra qualificada dentro dos presídios que pode contribuir para diversos serviços na sociedade. “Esse tipo de parceria é importante não só para a cidade, mas também para a reintegração social destes apenados, que, com certeza, voltarão ao convívio da sociedade recuperados”, concluiu.
Força Tarefa
A Prefeitura de Goiânia realiza força tarefa no início de 2025 a fim de garantir limpeza e funcionalidade à capital. Seinfra e Comurg trabalham conjuntamente para manutenção dos parques, vias públicas e galerias pluviais.
Os setores Parque Tremendão, Jardim Fonte Nova, Morada do Sol, Vila Finsocial e Residencial Jardim Belvedere são os primeiros beneficiados pela força-tarefa. A previsão é de que, ao longo dos próximos quatro meses, todas as regiões de Goiânia passem pela manutenção já em andamento.
Leia também: “Foco principal é reduzir ao máximo o déficit”, diz diretor da Polícia Penal sobre novas unidades prisionais em Goiás