Nesta sexta-feira,12, a Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), liderou uma operação para a retirada da escultura de Maria Guilhermina do fundo do lago do Parque Flamboyant. A peça foi encaminhada ao ateliê da artista plástica para avaliação e recuperação, e posteriormente retornará ao lago, onde estava desde a inauguração do parque em 2007.

A ação, que empregou um guindaste, teve uma duração de aproximadamente seis horas. O presidente da Amma, Luan Alves, destacou que a retirada foi realizada com cuidado para evitar danos, considerando critérios técnicos ambientais e culturais.

Luan Alves ressaltou a preocupação com o valor artístico da peça, motivo pelo qual a operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além do acompanhamento da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A arquiteta Nerisírley Barreira do Nascimento, doutora em arquitetura e urbanismo e especialista em perícias e avaliações urbanas, colaborou na operação, avaliando a estrutura após a retirada. “Felizmente não houve grandes danos. Houve apenas um deslocamento da peça que envolve as três partes da obra”, explicou.

Após os procedimentos, a obra de arte foi encaminhada ao ateliê da artista plástica para avaliação e reparos.

Leia também:

Gustavo e Amora, casal de tamanduás de Goiânia, têm filhote apresentado ao público

Câmara pode voltar de recesso com pedido de impeachment do prefeito