Coleta de lixo orgânico de Goiânia é a melhor do Centro-Oeste, diz IBGE
24 fevereiro 2024 às 15h56
COMPARTILHAR
Os serviços de coleta de lixo orgânico realizados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), abrangem 99,8% dos residentes da cidade, conforme dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira, 23.
No contexto das cidades do Centro-Oeste, esse serviço destaca-se como o que melhor atende à população. Essa classificação ultrapassou a de Brasília, com 98,8%, e de outras cidades como Campo Grande, com 99,2%, e Cuiabá, com 97,7%.
O presidente da Companhia, Alisson Borges, enfatizou que continua empenhado em aprimorar ainda mais esse serviço em Goiânia e em corrigir eventuais falhas pontuais. “Por meio de uma coleta orgânica eficaz e da participação ativa da população no armazenamento adequado, alcançamos uma cidade mais limpa e ampliamos o índice de reciclagem, tornando nossa cidade cada vez mais sustentável”, declarou.
São mais de 547.858 domicílios e mais de um milhão e 400 mil moradores beneficiados com os caminhões da Comurg passando na porta de casa. Em toda a cidade, são 98 rotas de coleta, divididas em circuitos. O volume médio de recolhimento é de 36 mil toneladas de lixo urbano residencial por mês.
Vale ressaltar que, em determinados bairros nos quais a geração de lixo doméstico é maior devido ao adensamento, a coleta é realizada diariamente. Nos bairros onde a geração de resíduos é menor, os caminhões passam em dias alternados.
Os moradores podem consultar os dias e horários em que a coleta orgânica ocorre em seu bairro no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg) ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania). Os canais disponíveis para esclarecimento de dúvidas sobre o serviço incluem o WhatsApp (62) 9 9855-8555 ou o teleatendimento 24 horas, pelo telefone (62) 3524-8555.
Leia também:
Coleta de lixo em Goiânia volta a operar regularmente, diz Prefeitura
Contrato emergencial com a Comurg é solução temporária para Goiânia