A iluminação do Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, está sendo restabelecida. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou, nesta quarta-feira, 26, que a rede elétrica em torno do parque passou por recuperação. Segundo a pasta, mais de 2 mil metros de cabeamento elétrico foram furtados. No último dia 8, o Jornal Opção reportou reclamações de frequentadores do local.

O titular da Seinfra, Denes Pereira, acentuou que os trabalhos executados fazem parte de uma parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “Nós da Seinfra entramos com a mão de obra e a Amma forneceu os materiais necessários para a realização dos trabalhos”, disse. “O parque estará devidamente iluminado até o dia 3 de maio”, acrescentou.

De acordo com ele, 30% do serviço foi realizado no entorno do parque. A previsão é de que serão recompostos 4.650 metros de cabos elétricos. Além da manutenção na unidade de conservação, a Prefeitura fará troca de lâmpadas de LED em 94 luminárias. Denes Pereira informa que a Rua Júpiter, que dá acesso ao parque, passará por manutenção. “Os trabalhos já estão bem adiantados”, observa. Morador e frequentador do parque, José Mauro Gouveia de Medeiros segue reclamando do serviço. “De fato, o trabalho iniciou, mas é pequeno o trecho iluminado. Mesmo nele, têm lâmpadas queimadas”, relata.

Furtos e vandalismo

A diretora de Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, Aline Cantuária Gomes, aponta que os furtos são um problema recorrente em todos os parques e em vias públicas da Capital. “Para evitar furtos como o que ocorreu no Parque Leolídio Di Ramos Caiado, nós já trabalhamos com a fiação subterrânea e caixas de energia submersas na terra. Também são utilizadas fiação de alumínio em substituição aos fios de cobre”, frisa.

Para conter os furtos, a Seinfra estuda uma forma de travamento da fiação em cada caixa de passagem. Dessa maneira, evitar que fios sejam arrancados. A pasta pede que a população colore denunciando vandalismo e furtos de fiação nos parques. A comunicação pode ser feita por meio do telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Já os serviços podem ser solicitados no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC): (62) 3524-8363 ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.