Vereadores protocolam pedido para investigação de irregularidades na Comurg
01 março 2023 às 13h20

COMPARTILHAR
O vereador Ronilson Reis protocolou na manhã desta quarta-feira, 1º, na Câmara Municipal, requerimento para abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar irregularidades na Companhia Municipal de Urbanização (Comurg). O pedido foi protocolado com assinatura de 24 vereadores, o dobro das 12 necessárias para abertura dos procedimentos de apuração. “Trata-se de uma investigação urgente, com fundamentação e indícios fortes de improbidade administrativa e desvio de dinheiro público”, afirma Ronilson.
A abertura da CEI é baseada em denúncia apresentada por e-mail à presidência da Câmara. O material também foi repassado com cópia para todos os vereadores e outros órgãos de controle. Segundo as denúncias, há irregularidades da administração da Comurg referente a entidades como Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e fornecedores.
Instaurada a comissão, ele deverá ser composta por sete membros efeitos e três suplentes.
No conteúdo, foram relatadas possíveis irregularidades que passam pelo aumento vertiginoso de funcionários comissionados (de 33 para mais de 350 cargos), além de possíveis fraudes em pagamento de fornecedores, em licitação, nos pagamento de gratificação e supersalários.
“Todos esses pontos precisam ser esclarecidos. Trata-se de uma denúncia grave, que nós, vereadores não podemos fechar os olhos”, reforça Ronilson Reis.
Assinaram o pedido os vereadores:
- Aava Santiago (PSDB)
- Anderson Sales (Sem Partido)
- Paulo Magalhães (UB)
- Cabo Senna (Patriota)
- Igor Franco (PROS)
- Edgar Duarte (PMB)
- Márcio do Carmo (DC)
- Geverson Abel (Avante)
- Henrique Alves (MDB)
- Isaías Ribeiro (Republicanos)
- Leandro Sena (Sem Partido)
- Leia Klebia (PSC)
- Leo José (Republicanos)
- Lucas Kitão (PSD)
- Lucíula do Recanto (PSD)
- Kátia Maria (PT)
- Paulo Henrique da Farmácia (PTC)
- Raphael da Saúde (DC)
- Ronilson Reis (Sem Partido)
- Sabrina Garcêz (Republicanos
- Sargento Novandir (Avante)
- Thialu Guiotti (Avante)
- Welton Lemos (Podemos)
- Willian Veloso (PL)
Reinvidicação
Ao Jornal Opção, Ronilson Reis criticou a atuação do presidente da Comurg, Alisson Silva, e a relação do órgão com o ex-vereador e atual deputado estadual Clécio Alves. O parlamentar pontua que os vereadores são cobrados para atender demandas da população e cumprem a função de cobrar do Poder Executivo, mas não estão sendo atendidos no que se refere à limpeza da cidade que, para ele, está deixando a desejar.
“O presidente Alisson atende só um: Clécio Alves, porque é indicação dele. O Clécio agora é deputado e continua mandando na Prefeitura. 90% dos cargos comissionados que estão na Comurg é por indicação do Clécio e Alisson só faz os caprichos dele. Não atende vereador e desrespeita o Poder Legislativo. A Câmara precisa ser respeitada”, critica.
Em nota, Clécio Alves afirma que não possui qualquer tipo de relação de subordinação com Alisson ou qualquer outro servidor público da Comurg, e que por isso, as acusações do vereador Ronilson Reis são infundadas e completamente falsas. “Reitero que, Alisson é um servidor de carreira da empresa e possui autonomia para tomar decisões em sua gestão, sem influência externa. Portanto, tais alegações são caluniosas e denigrem minha imagem pública, além de serem uma afronta à democracia e à separação de poderes. Espero que as investigações da CEI sejam conduzidas de forma justa e transparente. Me coloco à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários e reforço meu compromisso com a ética e a transparência no serviço público”, finaliza.