Vereadores aprovam requerimento que revoga convocação de secretário de Infraestrutura

12 julho 2023 às 13h01

COMPARTILHAR
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira, 12, um requerimento para desconvidar o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira. A convocação foi feita pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia (CFOE), Léo José (Republicanos), para prestar esclarecimentos aos parlamentares.
Segundo o vereador Igor Franco (Solidariedade), membro da CFOE e autor do requerimento, nenhum presidente de comissão tem o poder para convocar sem aprovação do colegiado. Ele compara a situação com a convite feito ao secretário de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique, que foi aprovada pela maioria dos membros da comissão.
“Por ter feito a convocação de forma isolada, por excesso de cautela, eu apresentei um requerimento para cancelar o ato arbitrário do presidente da Comissão de Finanças”, disse o vereador, após a aprovação do documento. “Nenhum presidente de qualquer comissão tem essa autonomia, segundo o artigo 33 do Regimento Interno da Casa”, completou.
Ainda durante a votação, o texto original precisou ser substituído por conta de questões técnicas antes de ser aprovado. Segundo Franco, o papel constava nome dos 35 vereadores, mas houve apenas 22 assinaturas. “O presidente Romário Policarpo (Patriota) ficou incomodado por ter o nome no cabeçalho e por isso pediu a retirada, aí optei em fazer o requerimento de forma individual”, explicou.
Durante a votação, somente dois parlamentares se manifestaram conta o requerimento, as vereadoras Kátia Maria (PT) e Aava Santiago (PSDB), que registrou o voto contrário em ata. O vereador Léo José, autor da convocação, não estava presente na sessão.