Após o bloqueio da Rua 8, conhecida como Rua do Lazer, para veículos às noites de sextas e sábados, além de domingos e feriados, a vereadora Aava Santiago (PSDB) defende transformar o espaço em um calçadão permanente. O plano é apresentar, em breve, um projeto de lei para viabilizar a mudança.

“O Calçadão da Rua 8 é um sonho para emendar com a Rua do Lazer, sem prejudicar a passagem do Eixo Anhanguera. Já existem municípios em que isso acontece. No Rio de Janeiro, por exemplo, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) corta todo o centro histórico, até o Museu do Amanhã, mesmo em áreas de calçadão”, contou a vereador.

Em entrevista ao Jornal Opção, Aava Santiago afirmou que aguarda a resolução de uma pendência junto à Procuradoria da Câmara Municipal de Goiânia antes de apresentar o projeto. “A ideia é manter o Eixo Anhanguera e, ao mesmo tempo, criar o calçadão. Para isso, é necessário obter um parecer da Procuradoria, pois o eixo está sob gestão estadual, e não temos poder de interferir diretamente sobre ele”, explicou.

Para a vereadora, a medida de fechar as vias foi sucesso e, apenas 24 horas após a primeira edição do “Ocupa o Centro”, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo local. “Imagine se fizermos um calçadão, isso seria um sonho de reocupação sustentável e popular do Centro”, afirmou a vereadora.

A medida de fechamento das vias faz parte do projeto “Ocupa o Centro”, idealizado pela própria vereadora e que se tornou lei no município. Presente na primeira edição do evento com a alteração no tráfego, o prefeito Sandro Mabel (UB) afirmou que a restrição proporciona mais segurança, organização e movimento, criando “um novo jeito de viver e aproveitar a cidade”.

Leia também:

Rua do Lazer terá bloqueio para veículos às sextas e sábados à noite, domingos e feriados