Líderes de bancadas na Câmara de Goiânia caminham para definição

03 janeiro 2025 às 17h11

COMPARTILHAR
Após a posse na quarta-feira, 1º, os vereadores e partidos estão definindo os líderes de bancada na Câmara Municipal de Goiânia. O escolhido é responsável por coordenar as ações e representar o partido dentro do Legislativo goianiense. Ele atua como um “porta-voz” de todos integrantes da sigla dentro da Casa.
Segundo o Regimento Interno da Câmara, o líder de uma bancada pode ter direito ao “Tempo de Liderança”, no qual ele pode usar uma fala de cinco minutos em qualquer momento das sessões ordinárias.
“Facultado ao líder de Bancada ou Bloco Parlamentar, ou ao Vereador sob sua liderança por ele designado, usar da palavra por uma vez, em qualquer momento das sessões ordinárias, salvo quando houver orador na Tribuna, por 5 (cinco) minutos improrrogáveis, vedados os apartes, para comunicação que julgar relevante, urgente e de interesse do seu Partido e/ou da Câmara”, diz o texto do Regimento Interno.
Conforme indicou o trecho, os vereadores também podem montar blocos entre parlamentes de vários partidos. Por exemplo, o bloco Vanguarda que atuou entre 2022 e 2023 pelo Legislativo.
Os líderes de bancada também terão direito a receber o polêmico bônus de R$ 6,9 mil, aprovado no final do ano passado. A matéria que foi incluída como um “jabuti” da Reforma Administrativa do prefeito Sandro Mabel (UB) também prevê a gratificação para membros da Mesa Diretora, além de presidentes de comissões, ouvidorias, procuradorias temáticas e frentes parlamentares. Assim como os líderes partidários, o líder de Governo também está incluído.
As maiores bancadas
O primeiro a escolher um líder foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a maior bancada com oito vereadores, que indicou Bruno Diniz para a função. Na sequência, o Partido Liberal (PL), a segunda maior bancada com quatro membros, escolheu revezar a liderança ao longo dos quatro anos de mandato. O vereador reeleito Willian Veloso começa o rodízio na liderança em 2025.
Com três vereadores cada, a bancada do Solidariedade será representada por Léo José e a do União Brasil por Denício Trindade. O Partido dos Trabalhadores e o Partido Renovação Democrática (PRD) ainda não definiram. No entanto, informações de bastidores indicam que primeiro poderá ser Kátia Maria (PT) e o segundo está entre Cabo Senna (PRD) e Markim Goyá (PRD), mas ambos ainda vão passar por uma reunião a respeito.
Definições e indefinições
Outra definição é de Geverson Abel como líder do Republicanos. Além do ex-titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia (Sedec), o partido também reelegeu Isaías Ribeiro no ano passado.
Pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aava Santiago e Tião Peixoto ainda vão conversar a respeito, mas a primeira é a favorita. Pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), William do Armazém disse que solicitou ao partido para ser indicado, já que foi o mais bem votado dentro da sigla, mas ele precisará conversar com a vereadora Daniela da Gilka sobre. Heyler Leão e Sanches da Federal também vão se reunir em breve para decidir qual liderará o Progressistas na Casa.
Exércitos de um homem ou mulher só
No caso de partidos com apenas um integrante na Casa, o vereador se torna automaticamente o próprio líder da bancada que é composto por ele apenas. Confira os líderes automáticos de bancadas de apenas um nome:
Democracia Cristã (DC): Wellington Bessa;
Agir: Dr. Gustavo;
Avante: Thialu Guiotti;
Partido Democrático Trabalhista (PDT): Juarez Lopes;
Podemos: Léia Klebia.
Leia também:
Bruno Diniz é o líder da bancada do MDB na Câmara de Goiânia
Mabel define Igor Franco como líder de seu governo na Câmara