A expectativa é de que Câmara Municipal de Goiânia tenha um novo vereador ainda neste mês, após a cassação de Léo José (sem partido). Com o último recurso negado pela Justiça eleitoral, a recontagem dos votos está marcada para a próxima quinta-feira, 23, para definir quem será o substituto. Conforme cálculos realizados pelo Jornal Opção, o próximo na lista é Bill Guerra (Solidariedade).

Em decisão divulgada nesta sexta-feira, o juiz eleitoral Otacílio de Mesquita Zago, da 2º Zona Eleitoral de Goiânia, negou o último recurso apresentado pelo vereador. Segundo o processo, ele reiterou que é papel dos juízes eleitorais “cumprir e fazer cumprir as decisões e determinações do Tribunal Superior e Regional”. A defesa do parlamentar tentou solicitar a suspensão da recontagem para julgamento de recursos e cautelar incidental pendentes.

Na ocasião, a decisão foi do ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decretou a nulidade da chapa do PTB por desrespeito à cota de gênero. Segundo o magistrado, houve uma renúncia e o indeferimento de outras três candidatas. Uma situação que deixou o partido com apenas 27,50% de candidaturas femininas para vereador durante as eleições de 2020, o mínimo era 30%.

Anteriormente, outros vereadores foram cassados por fraude à cota de gênero em Goiânia. O caso dos parlamentares das chapas do PRTB e Cidadania em 2022, além do mais recente envolvendo Paulo Henrique da Farmácia (Agir).

Novo vereador

Sendo o próximo da fila conforme o cálculo eleitoral, a expectativa é de que Bill Guerra assuma o mandato no dia 29 de novembro, segundo fontes ouvidas pelo Jornal Opção. Com a diplomação concluída, o novo parlamentar também deve ingressar no bloco Vanguarda.

Leia também:

Agora no PT, Fabrício Rosa pode disputar cadeira com o Psol na Câmara Municipal