COMPARTILHAR

Vereadores da base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) minimizaram a ausência do chefe do Executivo nas mediações de relação com a Câmara Municipal de Goiânia e exaltaram a atuação do secretário de Governo da Prefeitura, Jovair Arantes (Republicanos), na execução da função. Em meio a atritos cada vez mais expostos entre os poderes, parlamentares ouvidos pelo Jornal Opção reconheceram que é preciso mudança, mas entenderam que o momento é de diálogo.

Para o líder do prefeito na Câmara, Anselmo Pereira (MDB), Jovair está exercitando as funções de secretário com alta competência, validada pela história que tem como deputado federal no país. Nesse sentido, é natural que em algumas ocasiões, como na reunião realizada com vereadores na tarde da última terça-feira, 7, o prefeito fique ausente. “O propósito da ida dele é fazer a ligação do executivo com o legislativo. Naquela reunião, não havia necessidade da presença do prefeito”, declarou.

O entendimento é similar para o vereador Sargento Novandir (Avante), que destacou a mudança de cenário provocada pela chegada de Jovair no secretariado. “Infelizmente, secretários de governo anteriores não conseguiram contribuir com Goiânia, em especial no relacionamento com a Câmara”, defendeu. Para Novandir, o atuação de Jovair até o momento é positiva para evolução do relacionamento entre os representantes dos poderes municipais, atualmente em crise.

Apesar da concordância em exaltar o papel do novo secretário e minimizar o papel do prefeito nas articulações, Anselmo pontua que a necessidade de mudança nas relações é necessária. “Todas tratativas da Prefeitura precisam ter continuidade com o presidente da Câmara, que é aliado do prefeito”, destaca. “Pode ser que nesse momento haja dicotomia, mas será sanada. Entendo que as ações precisam ser pacificadas, colocando nessa pacificação o presidente Romário Policarpo”.