Vídeo: manifestação golpista invade Congresso e Palácio do Planalto

08 janeiro 2023 às 14h53

COMPARTILHAR
Dois anos depois da invasão do Capitólio, em Washington, o Brasil passa agora por vandalismo similiar: a passeata golpista que no começo da tarde deste domingo, 8, saiu do acampamento em frente ao quartel do Exército, no Setor Sudoeste de Brasília, invadiu o Congresso Nacional. A área do Palácio do Planalto também foi invadida.
Houve disparo de bombas de efeito moral, mas a multidão de manifestantes avançou sobre as forças policiais e tomou a parte superior do Congresso e até o momento tentava invadir as dependências internas.
Por volta das 14h30, o deputado Elmar Nascimento (UB-BA) informou à GloboNews que golpistas entraram nas dependências, quebraram vidraças da fachada e invadiram também o Salão Verde, da Câmara dos Deputados.
Parte do grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto e também invadiu a área, derrubando grades. Outro alvo seria o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
Depois de tomar o espaço do Congresso, parte dos manifestantes se dirigiam ao Palácio do Planalto.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, que está em Brasília, negocia uma solução para a invasão golpista com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que teria conversado com o governador e que ele estaria buscando meios de controlar a situação.
Tanto o Congresso Nacional como o STF estão em recesso durante este mês.
A marcha golpista está sendo transmitida por alguns canais de youtubers bolsonaristas. Um deles, Didi Red Pill, falava em “cerca de 1 milhão de pessoas” na manifestação, enquanto pedia inscrições, curtidas e pix para seu canal na plataforma.