A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançaram campanha em prol da democracia  e pela confiança no processo eleitoral brasileiro. 

O movimento foi divulgado nesta segunda-feira (18), com objetivo de disseminar informações e tirar dúvidas dos eleitores. A campanha pretende ainda incentivar o voto de jovens entre 16 e 18 anos de idade, que ainda não têm o voto obrigatório, mas já podem participar do pleito.

Em junho, representantes das duas instituições se reuniram com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin. No encontro, Andifes e Conif apresentaram documento em que reforçavam a confiança no Tribunal e assinaram um  ermo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE, com objetivo de diminuir a quantidade de fake news relacionadas às eleições.

De acordo com a Andifes, a campanha ficará no site da instituição, do Conif, das universidades e institutos federais até o fim do período eleitoral, seguindo as regras da Justiça Eleitoral.