O secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Olavo Noleto, representará o Brasil no BloombergNEF Summit 2023, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Para o diretor, o evento é uma grande oportunidade para falar sobre as medidas que o país está tomando sobre energia limpa e agricultura sustentável, com foco na Amazônia. O encontro é considerado um dos mais importantes a respeito da transição energética no mundo.

Além do foco na agenda ambiental, Noleto ainda pretende falar sobre as medidas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para colocar o Brasil no cenário mundial da temática. “Queremos preparar o país para se tornar uma grande potência ambiental, a partir da criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da sociobiodiversidade”, explicou o secretário-executivo.

O diretor também destacou que o foco será voltado na transição energética e ecológica, com base em ações voltadas para as comunidades, agropecuária e mineração sustentáveis Entre os exemplos sobre o compromisso, ele cita a reorganização do Ministério do Meio Ambiente, que incluiu a perspectiva da Mudança Climática em seu nome. Além da recriação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, coordenado pela SRI.

“Não podemos falar em um país rico sem falar de políticas públicas voltadas para o nosso povo e a proteção do meio ambiente”, destacou Noleto, ressaltando novas ações como o Plano de Transição Ecológica. “A questão da sustentabilidade será tratada de forma transversal por todas as áreas do governo, e não apenas pelo Ministério do Meio Ambiente”, completou.

Por fim, o secretário-executivo ainda apontou que um dos objetivos da agenda ambiental é tornar atrativo investimentos no país.