Regina Duarte é advertida por divulgar outra fake news sobre atos de 8/1
23 abril 2023 às 12h43
COMPARTILHAR
A atriz Regina Duarte, de 76 anos, divulgou mais uma informação falsa em seu perfil no Instagram a respeito dos atos violentos perpetrados por apoiadores de Jair Bolsonaro em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Ela postou um vídeo com um “aviso” de que as imagens mostradas não foram divulgadas pela mídia. O vídeo mostra os vândalos, que apoiaram o ex-presidente, danificando prédios públicos, enquanto tentam culpar os apoiadores do presidente Lula pelo ocorrido.
O Instagram sinalizou a postagem de Regina Duarte e alertou que a famosa atriz compartilhou fake news. Segundo a plataforma, o conteúdo replicado pela atriz “foi analisado por fact-checkers independentes em outra publicação” para verificar sua falsidade.
O Instagram também afirma que a bandeira do PT que aparece no vídeo “foi roubada do Congresso Nacional” pelos bolsonaristas quando invadiram o prédio, conforme comprovado por agências de checagem.
Esta não foi a primeira vez que Regina Duarte postou fake news e foi alertada pelo Instagram. A plataforma ainda colocou um alerta para quem tentar seguir o perfil da atriz devido às repetidas “informações falsas” que ela replica.
Em seu perfil, ela já questionou se o povo Yanomami está passando fome, espalhou mentiras sobre a eficácia das vacinas e, sem nenhuma prova, questionou a transparência do processo eleitoral brasileiro.
Além disso, ela compartilhou a mesma informação falsa que mobilizou os golpistas para vandalizar Brasília e teve outra postagem sobre o mesmo assunto em seu perfil do Instagram marcada como falsa.
Além de espalhar informações falsas, Regina também fez ataques a minorias sociais, como transgêneros e não-binários ou à população negra.