A 14ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 3, mostra que a corrida ao Palácio do Planalto começa a ficar mais apertada. Segundo a amostra, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 44% das intenções de voto no primeiro turno, contra 32% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%.

Seis nomes incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Leonardo Péricles (União Popular), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Bivar desistiu oficialmente da disputa no último domingo, 31. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.

Levando em consideração somente os votos válidos — o que exclui brancos e nulos–, Lula teria 51% e poderia vencer no primeiro turno, marcado para 2 de outubro, na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pacote de Bondades

A pesquisa Genial/Quaest mostra que o pacote de bondades do presidente Jair Bolsonaro, com o aumento do valor do Auxílio Brasil, o aumento do vale-gás e o bônus para caminhoneiros e taxistas começa a surtir efeito na percepção da população/eleitorado. Uma das consequências é o recuo da avaliação negativa do governo.

Na comparação com julho, a avaliação negativa do governo Bolsonaro caiu de 47% para 43%, recuando para o menor nível deste julho de 2021. O recuo se deu entre mulheres, em todas as regiões do País e também em todas as faixas de renda, faixas etárias, níveis de escolaridade e religiões. Além desse recuo, a percepção dos entrevistados de que a economia é o principal problema do País caiu de 44% para 40%, na comparação com o mês passado.

Segundo turno e rejeição

Nas simulações de segundo turno, Lula continua à frente com 51% contra 37% de Bolsonaro. Na mostra anterior, de julho, Lula registrou 53% contra 34% do atual presidente da República. No quesito rejeição, Bolsonaro lidera com 55%, seguido de Ciro com 53% e Lula com 44%. Com relação à pesquisa Genial/Quaest de julho, contudo, a rejeição de Bolsonaro recuou 4 pp, pois estava em 59% e a de Lula subiu 3 pp, pois estava em 41%.

Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 28 e 31 de julho. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02546/2022.