O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou neste sábado, 15, a estação de metrô Vila Sônia da Linha 4 em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro. Ela foi assassinada durante um ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste da capital paulista, em março. Agora o local se chamará Estação Vila Sônia Professora Elisabeth Tenreiro.

Aposentada do Instituto Adolfo Lutz, Tenreiro dava aulas desde 2013 e tinha começado neste ano a lecionar ciências no colégio estadual. Antes do atentado, segundo a revista Carta Capital, ela teria repreendido o autor do ataque por conta de um caso de racismo em sala de aula. Entretanto, como retaliação, o estudante a atacou com uma faca na semana seguinte. 

Aos 71 anos, a professora era considerada uma pessoa muito estimada pela comunidade, dentro e fora da sala de aula. Ela também deixou três filhos e quatro netos.

O documento para a mudança do nome da estação foi organizado por professores, estudantes e outros profissionais da escola. Além de contar com a assinatura dos secretários estaduais da Educação e Segurança Pública, Renato Feder e Guilherme Derrite. A decisão também foi publicada no Diário Oficial do Estado.