A Polícia Federal abriu na manhã desta quinta-feira, 17, mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram atos ocorridos em janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. Esta é a oitava fase da operação.

Nesta sexta-feira, 17, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva em Goiás e mais nove estados. São eles: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação busca identificar e os responsávels pela promoção de violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF solicita que, caso alguém tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos, que as encaminhe para o e-mail [email protected].