Oito deputados federais goianos assinaram o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, o documento recebeu o apoio de 153 parlamentares da Câmara dos Deputados e mais 1,5 milhão de assinaturas em geral. A matéria protocolada na terça-feira, 10, pede a saída do magistrado argumentando que houve crime de responsabilidade.

Entre os deputados que assinaram estão os três representantes do Partido Liberal (PL) em Goiás: Daniel Agrobom, Gustavo Gayer e Professor Alcides. Também aparecem Célio Silveira (MDB), Zacharias Calil (UB), Magda Mofatto (PRD), Silvye Alves (UB) e Ismael Alexandrino (PSD). O restante dos parlamentares (9) goianos não está na lista.

Lembrando que o documento de pedido de impeachment foi protocolado para ser enviado para análise do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Importante ressaltar que somente o Senado Federal pode aceitar um impeachment de um ministro do STF. Em nenhum momento do processo de tramitação o texto passará pela Câmara dos Deputados.

No momento, os deputados federais buscam pressionar Pacheco para que ele aceite e abra o pedido de impeachment contra Moraes. Até agora, o texto foi entregue para o presidente, mas ainda não foi protocolado no Senado Federal. Segundo a CNN Brasil, o líder do Senado deve segurar esse e outros pedidos que sejam contrários ao magistrado.

A matéria que foi encaminhada para Pacheco argumenta que Moraes perseguiu opositores políticos e cerceou a liberdade de expressão. O texto também aponta que o ministro teria falsificado provas. Com base nisso, o pedido aponta que houve crime de responsabilidade.

Leia também:

Alexandre de Moraes determina suspensão do X por falta de representante legal no Brasil

Alexandre de Moraes determina apreensão do celular de ex-assessor