Com informações de Fabrício Vera.

Ministro chefe Secretaria de Relações Institucionais (SRI), ministro Alexandre Padilha, esteve em reunião com o governador Ronaldo Caiado (UB). O programa Minha Casa Minha vida foi um dos focos da conversa. O governo estadual firmou o compromisso de doar áreas para construção das moradias sociais, e por sua vez, o governo federal investirá em três áreas estratégicas para Goiás.

Alexandre Padilha afirmou que o governo federal, em parceria com o estado, deve focar em três áreas prioritárias. São elas: o Hospital de Oncologia; as obras de irrigação para o Nordeste goiano, na microrregião do Vão do Paraná; e as obras do BRT no Entorno do Distrito Federal. O projeto de mobilidade deve ir de Santa Maria (região administrativa do DF) até o município de Luziânia. 

O governador Ronaldo Caiado fez seu balanço da reunião: “Falamos sobre vários temas, como Saúde, Educação, programas sociais, e reforma tributária. Eu sempre tive respeito pelas opiniões de cada um, mas sou firme em defesa de minhas convicções. Expus para o ministro as razões pelas quais acredito que essa reforma tributária não atende aos interesses dos estados em desenvolvimento, como Goiás.” 

O governador justifica que Goiás tem o dobro do crescimento médio da união, e que a reforma mudará as regras para as quais o Estado tinha se preparado. “A reforma muda a perspectiva em um momento que temos a implementação de várias indústrias. Podemos ter regressão do que construímos em todo esse tempo”, conclui. 

Programa “Minha Casa Minha Vida” foi tônica da reunião | Foto: Leoiran / Jornal Opção