Governistas avaliam que os memes envolvendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tratados como engraçados, têm o potencial de prejudicar uma possível candidatura de Haddad em 2026, caso Lula da Silva não concorra à reeleição. O receio dentro do Partido dos Trabalhadores é que esses memes se tornem virais também entre os eleitores de esquerda.

Uma série de memes e piadas sobre o ministro da Fazenda, apelidado de “Taxad”, tem dominado as redes sociais. Internautas o retratam como um “cobrador de impostos” devido às propostas de aumento de tributos e novas taxações.

Agora, o Palácio do Planalto identifica que perfis de direita cooptaram usuários nas redes sociais para produzir esses memes. Segundo a avaliação dos governistas, há um movimento para desacreditar o ministro da Fazenda, visando desgastar a gestão de Lula.

As críticas se intensificaram com a sugestão de Haddad de criar impostos como forma de equilibrar as contas públicas. O apelido “Taxad” tornou-se viral, refletindo a insatisfação popular com as políticas fiscais do governo Lula.

Os memes contra Haddad chegaram até a Times Square, em Nova York. Uma imagem do ministro vestido como o super-herói “Tocha Humana”, em referência ao filme “O Quarteto Fantástico”, em chamas e com a expressão “Taxa Humana”, foi exibida nos grandes painéis de LED do local. A “campanha” contra o ministro da Fazenda inclui ainda figurinhas para WhatsApp, vídeos e GIFs, circulando em redes sociais como Twitter, Facebook e mensageiros como WhatsApp e Telegram.

Veja alguns memes:

Leia também:

Caiado pede à Haddad que Estados que aderirem ao programa de renegociação de dívidas não percam benefícios do RRF

Governo federal apresenta 8 projetos para alterar sistema financeiro e de capitais; entenda