O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu quem serão os líderes do governo Senado e na Câmara dos Deputados. Segundo apuração realizada pelo portal Metrópoles, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o deputado federal José Guimarães (PT-CE) foram os escolhidos para a função respectivamente. A última indefinição restante agora é para quem será o líder no Congresso Nacional.

Para o Senado, Wagner foi o nome escolhido por conta da atuação nos bastidores para viabilizar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Além de ter bastante experiência no comando de ministérios nos governos anteriores de Lula e Dilma Roussef (PT).

Já Guimarães também teve atuação nas negociações da PEC da Transição na Câmara, ainda sendo muito atuante durante a campanha presidencial. Ele ainda foi coordenador de campanha do próximo presidente durante as eleições de 1989 e 2002.

Para o cargo final, líder no Congresso Nacional, os favoritos são o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).