Na manhã desta terça-feira, 16, o senador Jorge Kajuru questionou o ministro das Cidades, Jader Filho, sobre o andamento das obras do programa Minha Casa, Minha Vida no estado de Goiás. “Uma das minhas maiores preocupações, desde o início da atuação do ministro Jader Filho, foi o estado de Goiás. Há projetos habitacionais parados em Goiânia, e em outros municípios, aguardando recursos do governo federal, todos eles inscritos na plataforma “Mãos à Obra”. Qual é a previsão de liberação desses recursos?”, questionou Kajuru.

Em audiência pública nas comissões de Desenvolvimento Regional e de Serviços de Infraestrutura do Senado, o ministro apresentou as ações da pasta para os próximos dois anos e respondeu aos questionamentos de Kajuru. Segundo ele, a orientação do governo é retomar todas as obras paralisadas no país, seja na habitação, seja no saneamento, seja na mobilidade.

“Em relação aos condomínios em Goiás, estamos fazendo gestão em cada um deles, discutindo com a Caixa, que está muito sensível à causa. Inclusive houveram alterações dentro da instituição financeira visando dar mais velocidade à retomada. Nós temos recursos para isso e estamos no processo de avaliação, junto à Caixa e ao Banco do Brasil, para que seja feito o mais rápido o possível”, afirmou o ministro.

Kajuru também tocou na questão das linhas voltadas para financiamento de habitações construídas por entes federativos e entidades organizadoras. O senador questionou a sobre a previsão dos novos projetos apresentados que, segundo Jader Filho, estão “praticamente prontas”.

“Nós temos agora a votação da Medida Provisória (MP 1.162/2023, que relançou o programa). Estamos em discussões para fazer com que essas alternativas possam atender da melhor maneira os anseios da sociedade. Eu acredito que, nas próximas semanas, estaremos publicando as novas portarias e, com isso, começando a fazer as contratações”, respondeu.

Parceria em Rio Verde

Parceria entre o senador Kajuru, o ministro Jader Filho e a prefeitura de Rio Verde feita em março deste ano contemplou o município com a construção de 1.216 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

“É importante que Rio Verde seja valorizada. O país inteiro precisa saber o que essa importante cidade goiana fez para merecer o reconhecimento por esse projeto habitacional”, afirmou o senador.

“A parceria com a cidade de Rio Verde se deu de forma muito rápida. Esse projeto deu entrada e estava paralisado na Secretaria Nacional da Habitação desde o início de 2022. Com a ajuda do prefeito Paulo do Vale nós estabelecemos o processo e, com isso, iniciamos as obras, que vão ajudar as famílias da cidade. Deixei lá o meu compromisso para que essa e outras parcerias sejam multiplicadas para mais cidades no país”, finalizou o ministro Jader Filho.