O senador Jorge Kajuru (PSB) divulgou nesta terça-feira, 22, uma nota se manifestando contra a atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami. O posicionamento foi feito após a criticada visita do senador Chico Rodrigues (PSB) às terras indígenas, feita sem a presença de outros membros da comissão que acompanha a crise humanitária. No qual, o parlamentar companheiro de partido também foi acusado de serem a favor da mineração ilegal.

“Respeito a postura individual do senador Chico Rodrigues”, disse Kajuru, por meio de uma nota divulgada em sua conta no Instagram. “Mas imagens que o mundo têm visto recentemente – homens e mulheres doentes, crianças esquálidas – demonstram claramente que o garimpo na região é um dos fatores que contribuíram para a crise humanitária vivida pelos Yanomamis”, completou.

Kajuru também defendeu que o Poder Executivo combata o garimpo ilegal na região e proteja os povos indígenas, o que considerou um primeiro passo para resolver os problemas. O senador goiano também destacou que é necessário buscar formas para garantir a sobrevivência de quem se dedica às atividades de mineração.