O influenciador digital Agenor Tupinambá foi notificado nesta terça-feira, 18, pelo Ibama do Amazonas sobre suas publicações com a capivara Filé. Segundo o fazendeiro, o órgão fiscalizador fez uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Fora que recebeu uma multa em R$ 17 mil e foi obrigado a retirar todos vídeos publicados do mamífero, além de exigir que ele o entregue para um centro de tratamento animal.

“Fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural”, disse Tupinambá, que faz vídeos sobre a capivara desde 2019. “Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais”, completou.

O documento divulgado pelo influenciador também informou que ele já retirou todo o conteúdo em que aparece Filó das redes sociais. Ele também expressou tristeza pelo ocorrido, mas agradeceu o apoio que recebeu. “Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria”, disse o documento.