O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar um novo programa nos moldes do “Mais Médicos” para levar profissionais de saúde a lugares mais distantes. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o nome do programa ainda não foi definido. “Por enquanto, chamamos de ‘Mais Saúde para os brasileiros’. O programa será ampliado, elevaremos oferta de serviços especializados. Queremos voltar ao patamar de todas as regiões terem médicos, prioridade será para médicos brasileiros”, disse.

De acordo com as informações do Metrópoles, Costa não indicou se será nos mesmos moldes do extinto Mais Médicos, que contava com contratação de médicos estrangeiros. Ele garantiu que o programa será ampliado, incluindo a formação de especialidades na atenção básica. “Ou seja, nós vamos elevar a oferta de serviços não apenas de forma quantitativa, mas qualitativa, capacitando ainda mais a assistência básica em nosso país”, apontou.

“Além de ofertar esses médicos voltando ao patamar que nós tínhamos de garantia de todas as cidades, regiões, distritos e localidades distantes terem a possibilidade de ter médicos para assistir a população”, prosseguiu.

Validação de diplomas

De acordo com falas do ministro, ainda não está definida a participação de médicos estrangeiros, mas haverá um foco na validação de diplomas de medicina de brasileiros formados no exterior.

“A prioridade será para os brasileiros dentro do programa de atendimento aos médicos. Nós vamos voltar, dentro desse escopo, a fazer a validação de diplomas de brasileiros que se formaram no exterior.”

O foco não será no aumento dos salários, mas em alcançar regiões distantes, introduzindo qualificação de especialistas e de complementação da formação básica. Deverá haver incentivos para médicos recém-formados atuarem nessas unidades.