FPA realiza reunião para apresentar sugestões à Reforma Tributária
02 agosto 2023 às 12h32
COMPARTILHAR
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou nesta terça-feira, 1º, uma reunião para discutir os próximos passos da Reforma Tributária. Durante o encontro, o senador Efraim Filho (União Brasil/PB), coordenador do Grupo de Trabalho do projeto, recebeu sugestões para aperfeiçoamento da matéria. Entre as questões levantadas estão a redução de alíquotas e imposto zero para itens da cesta básica.
Para o senador e membro da FPA, o objetivo da reunião é garantir que a Reforma Tributária seja benéfica para o setor agropecuário. “Temos de 60 a 90 debater o texto, mas temos certeza que o atual modelo é arcaico e atrapalha quem quer produzir. Além de gerar burocracia e aumento de custos no país”, contou.
Efriam também destacou que o projeto visa melhorar a vida do cidadão e não a do Governo Federal. Por isso, ele deseja levar as demandas do agronegócio para os grupos de debate do GT. “Irei defender o setor que é um exemplo social e grande referência na economia da nação”, pontuou.
Já o presidente da FPA e deputado federal Pedro Lupion (PP/PR), houve avanços após a aprovação do texto na Câmara dos Deputados.
“Tivemos um texto sem prejuízos para o agro brasileiro”, disse Lupion, a respeito do texto que foi votado em julho na Casa. “(…) No Senado Federal, vamos buscar avanços e tentaremos manter o que foi conquistado com o trabalho da bancada. A missão está apenas começando”, completou.
Ao todo, os membros do FPA apresentaram 12 pontos para serem aprimorados, incluindo redução de alíquotas e não taxação de exportações. Fora que elencou pautas que devem ser prioritária para o segundo semestre, incluindo o marco temporal para demarcação de terras indígenas e modernização de pesticidas.