Pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que 80,9% dos policiais de todo o Brasil concordam que qualquer que seja o vitorioso das eleições neste ano tome posse em janeiro de 2023. Uma parcela maior, 84%, preferem a democracia, em relação a outros regimes de governo. Além disso, a classe indica confiança no processo de apuração de votação realizado pela Justiça Eleitoral.

Divulgado nesse sábado, 27, o levantamento entrevistou 5.058 agentes de diferentes forças de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica/Perícia, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal) em todos os estados e no Distrito Federal.

O alto índice de aceitação da democracia e da atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre as forças de segurança aparece em meio à discussões acerca de possível golpe de Estado no Brasil. Assim, se conclui, que embora haja uma minoria que defende um regime autoritário, a maioria dos agentes querem a democracia e tende a respeitar o resultado das urnas. Os demais, 8,7% informaram concordam em parte com o regime democrático, 3,4% discordam e 2,3% discordam em parte.