Na manhã deste domingo, 1, o ministro da Justiça Flávio Dino participou do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), no Palácio das Esmeraldas, Goiânia. Dino também entregou equipamentos, como drones e viaturas do Pronasci, para o fortalecimento da segurança pública em Goiás. 

Na cerimônia de lançamento do programa, Flávio Dino relembrou o histórico de parceria que teve ao lado de Caiado, desde 2007 na Câmara dos Deputados e depois como colega governador do Maranhão. “Na Câmara, ele integrava a oposição, mas era uma oposição exemplar, fundamentada. Caiado foi relator da matéria de que eu fui sub-relator ou relator adjunto, e desde então nós tivemos uma parceria intensa. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos tristes. Fomos governadores juntos. Ele vai muito, muito bem.”

Pronasci 2

O primeiro Pronasci foi lançado em 2007. O programa apresentado pelo ministro Flávio Dino visa fomentar as políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência, além de combate ao racismo estrutural e à violência contra a mulher. 

Além do fortalecimento da estrutura de repressão, serão construídas pelo país mais 40 Casas da Mulher Brasileira, espaços que servirão de assistência às vítimas de violência doméstica, projeto em parceria com o Ministério das Mulheres e com investimento de R$ 344 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até hoje, existem apenas sete Casas da Mulher Brasileira em todo o país, e pelo menos uma nova estrutura será destinada a Goiás.

Cerimônia no Salão Dona Gercinda, Palácio das Esmeraldas | Foto: Leoiran / Jornal Opção