Ferroviários podem iniciar greve contra privatização do governo

25 março 2025 às 09h52

COMPARTILHAR
Os ferroviários do estado de São Paulo podem iniciar uma greve à meia-noite de quarta-feira, 26, segundo o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil. Na última semana, a categoria aprovou a paralisação em uma assembleia e realizará outra nesta terça-feira, 25, para discutir a organização do movimento. A expectativa é de que as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de operar.
Ao todo, 30 estações e cerca de 830 mil passageiros que utilizam o serviço podem ser afetados pela greve, segundo a CPTM. No último ano, a linha 11-Coral transportou, em média, 540 mil passageiros por dia útil, enquanto a linha 12-Safira teve 260 mil e a linha 13-Jade, 30 mil. As linhas citadas conectam a região central de São Paulo à zona leste e outras cidades, incluindo Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos.
A motivação da greve está nos planos do Governo de São Paulo de privatizar as linhas mencionadas da CPTM. O leilão está previsto para ocorrer na sexta-feira, 28, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A categoria também aprovou a formação de uma comissão de negociação e a realização de um ato público nesta terça-feira, 25, em frente à Bolsa de Valores (B3), onde o leilão será realizado.
Leia também:
Kassab não é popular e corre risco de perder pra Pablo Marçal na disputa pelo governo de São Paulo