Elias Vaz é deputado federal melhor avaliado em quesito de Fiscalização por Índice Legisla Brasil
16 setembro 2022 às 16h22
COMPARTILHAR
Dos 513, Elias Vaz (PSB-GO) foi o deputado federal com maior avaliação no quesito Fiscalização, pelo Índice Legisla Brasil. A nota que recebeu foi 6, que varia de 0 a 10. O segundo colocado no ranking brasileiro foi Alessandro Molon (PSB-RJ), com nota 5,6, e em terceiro lugar a deputada Erika Kokay (PT-DF), com nota 5,5. A média de Goiás ficou em 1,6, enquanto a nacional 1,3. O conteúdo avalia os requerimentos feitos ao Executivo e propostas de auditoria e controle.
Esse índice mede 5 critérios: Solicitação de informações protocoladas; Propostas de Fiscalização e Controle protocoladas; Emendas Parlamentares; Emendas de Medidas Provisórias; e Emendas de orçamento.
Já o deputado federal Rubens Otoni (PT) foi o único deputado federal goiano com a classificação máxima no Índice Legisla Brasil (5 estrelas). Além dele, outros quatro representantes tiveram uma nota considerada boa (4 estrelas) e o restante com notas medianas (2 e 3 estrelas). Nenhum foi avaliado com um desempenho ruim ou apenas uma estrela.
Além de Fiscalização, a deputada Erika Kokay apareceu entre as melhores colocadas nos outros quesitos. Na Produção Legislativa, recebeu nota 8,5, figurando em segundo lugar. Já na Mobilização ficou em primeiro lugar, com nota 7,5.
Programa lançado no dia 1º de agosto, o Índice Legisla Brasil não é o primeiro a fazer esse tipo de estudo, mas, ao contrário de outros, como o Ranking dos Políticos (de viés liberal) e o Diap (ligado a sindicatos de trabalhadores), busca fazer a avaliação sem filtro ideológico.
Tanto que a lista de cinco-estrelas tem políticos de orientações distintas, como Alexandre Padilha (PT-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Paula Belmonte (Cidadania), Tabata Amaral (PSB-SP) e Capitão Alberto Neto (PL-AM).