O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 10, no Brasil, seguindo a tradição de ocorrer no segundo domingo de agosto. Embora hoje seja uma data consolidada no calendário nacional, nem sempre foi assim,e a história por trás dela mistura estratégias comerciais, homenagens religiosas e tradições que remontam a milhares de anos.

No país, a data começou a ser celebrada em 1953, a partir de uma iniciativa de Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, no Rio de Janeiro. Atendendo, segundo o próprio jornal, a pedidos de leitores que queriam um evento semelhante ao Dia das Mães, foi criado o “Dia do Papai”, comemorado em 16 de agosto daquele ano. A escolha coincidiu com o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e considerado pela Igreja Católica como patriarca da família.

Embora a data brasileira tenha surgido no século 20, o conceito de homenagear pais é muito mais antigo. Registros apontam que, há mais de quatro mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, moldou em argila uma mensagem desejando vida longa e saúde a seu pai, um dos primeiros gestos conhecidos de celebração paterna.

No mundo cristão, a homenagem também se vincula ao Dia de São José, celebrado em 19 de março. O santo, marido de Maria e pai adotivo de Jesus, é considerado exemplo de paternidade. Por isso, países como Itália, Espanha e Portugal celebram o Dia dos Pais nessa data.

Já outras nações optaram por diferentes dias: Estados Unidos, França e Chile comemoram no terceiro domingo de junho; na Alemanha, a celebração ocorre 39 dias após a Páscoa.

Leia também:

Dia dos Pais reúne pessoas em situação de rua de Goiânia com suas famílias por meio de ligações e videochamadas

Goiás registra crescimento de 167% no comércio on-line e é o sétimo estado em envio de pacotes por pequenas e médias empresas