Datafolha: 75% dos brasileiros são contra atos golpistas e defendem punição

22 dezembro 2022 às 09h07

COMPARTILHAR
O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira, 21, por meio do jornal Folha de S.Paulo, pesquisa que aponta que 75% brasileiros são contrários aos atos antidemocráticos de radicais bolsonaristas após o resultado das eleições presidenciais. Os entrevistados deviam responder se eram a favor ou contra os atos que de bloqueios me rodovias e acampamentos que pedem intervenção militar em frente a quartéis.
Do total, a maioria dos apoiadores está na região Centro-Oeste. Por aqui, 29% são favoráveis, com 65% contrários. No Nordeste, no espectro oposto, apenas 14% se dizem favoráveis, e 83% são contrários.
Além dos 75% contrários, a pesquisa registrou 21% a favor, 3% indiferente e 1% que não soube responder. Ao todo, foram ouvidas 2.026 pessoas em 126 municípios do país, entre os dias 19 e 20 e dezembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
A rejeição aos movimentos é muito maior entre eleitores de Lula. Dentro desse grupo, o índice de contrários aos atos checa a 96%, enquanto não passam de 50% entre apoiadores de Bolsonaro.
Punições
A pesquisa também perguntou sobre possíveis punições aos que pedem intervenção militar, um ato inconstitucional. A maioria, 56%, defendeu sanções aos manifestantes. Do restante, 40% foram contrários 4% não soube responder.