A senadora Damares Alves pode ser a principal aposta do Republicanos para a disputa do governo do Distrito Federal nas eleições de 2026. Nas previsões otimistas do partido, a ex-ministra do governo de Jair Bolsonaro encabeçaria chapa ao lado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, que disputaria o Senado.

Na disputa, o partido ainda precisaria indicar um outro nome ao Senado, além de decidir pela vaga de vice-governador. Para os dois postos, ficariam abertas as articulações para atrir partidos aliados, como União Brasil ou PSD, por exemplo. A informação é do colunista Igor Gadelha.

Leia também: Bunker de Damares Alves tinha isolamento acústico e paredes reforçadas

A aposta em Damares tem força justamente pelo fim do governo de Ibaneis Rocha (MDB), que não disputará reeleição. Ao mesmo tempo, a ministra ainda estará com mandato vigente no Senado e, dessa forma, mesmo derrotada nas urnas ainda mantém o cargo em andamento.

Damares já chegou a demonstrar interesse em disputar as eleições de 2026, porém à Presidência da República. Na avaliação do partido, entretanto, ela ainda não estaria pronta para isso.