O Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira, 17, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A relatoria fica com o deputado Ricardo Salles (PL-SP), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A deputada goiana Magda Mofato (PL) está presente na comissão.

Além de Mofato, Marussa Boldrin (MDB) também é titular da CEI, mas não consta no painel da Câmara, bem como Gustavo Gayer (PL) que é um dos suplentes. Questionada pelo Jornal Opção sobre a ausência na CEI, Marussa informou que a lista que os deputados receberam difere dessa do site da Câmara: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/68129/presenca


“A lista que recebemos é outra. Vou me inteirar do que aconteceu”, explicou Boldrin.

A deputada encaminhou a lista recebida por ela:

Titulares:

Ana Paula Leão (PP-MG)
Capitão Alden (PL-BA)
Caroline de Toni (PL-SC)
Charles Fernandes (PSD-BA)
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
Delegado Fabio Costa (PP-AL)
Domingos Sávio (PL-MG)
Evair Vieira de Melo (PP-ES)
José Rocha (UNIÃO-BA)
Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)
Lucas Redecker (PSDB-RS – Fdr PSDB-CIDADANIA)
Magda Mofatto (PL-GO)
Max Lemos (PDT-RJ)
Messias Donato (REPUBLICANOS-ES)
Nicoletti (UNIÃO-RR)
Ricardo Salles (PL-SP)
Tenente Coronel Zucco (REPUBLICANOS-RS)

Suplentes:
Coronel Assis (UNIÃO-MT)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Ulysses (UNIÃO-AC)
Delegada Katarina (PSD-SE)
Diego Garcia (REPUBLICANOS-PR)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Marcos Pollon (PL-MS)
Rafael Simoes (UNIÃO-MG)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)

A presidência ficou com o deputado tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS) – ele foi um dos autores do pedido de criação da CPI – inicialmente, havia três, mas os deputados acabaram se focando no requerimento de Zucco. Foi ele quem escolheu Salles como relator, que é o responsável por elaborar o parecer sobre o tema levando em consideração as atividades e achados da CPI ao longo dos próximos meses.

O primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, são os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e delegado Fábio Costa (PP-AL). O terceiro vice-presidente, Evair de Melo (PP-ES). Os nomes que compõem a direção do colegiado estavam em chapa única. Houve um acordo para que não houvesse outros concorrentes.