Centrão quer Funasa durante minirreforma ministerial
24 julho 2023 às 09h14
COMPARTILHAR
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ceder à pressão pelo Ministério do Turismo, o grupo de partidos conhecido como “Centrão” deverá buscar mais espaço dentro da atual gestão. Por exemplo, após negociação com o governo, o Centrão indicará um nome para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A pasta foi extinta logo no começo do mandato do petista, que buscava transferir suas atribuições ao Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho. No entanto, a Funasa acabou sendo recriada após um acordo com o Congresso Nacional. Voltando para a Saúde, a Funasa deve executar mais R$ 21 bi em emendas parlamentares.
Outro espaço que é desejado por tais legendas também é a Embratur, atualmente liderada por Marcelo Freixo (PT).
A expectativa é de que ainda ocorra uma minirreforma ministerial durante a gestão, algo que será feito de uma forma gradual. Além do Turismo, o grupo de partidos deseja as pastas do Desenvolvimento e Assistência Social e dos Esportes. Fora o comando da Caixa Econômica Federal.
Leia mais: Novos dois deputados do Centrão são cotados para ministérios
No meio das negociações existentes entre as legendas, ainda existe a consolidação do Progressistas e do Republicanos como base do governo. As duas siglas aguardam a decisão de quais ministérios serão oferecidos por Lula.
Leia mais: Por base no Congresso, PT admite ceder espaço ao Centrão no governo