Segundo a última pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu. Cerca de 35% dos entrevistados aprovam, mas 34% acham o governo ruim/péssimo. A aprovação caiu cerca de dois pontos em relação ao último levantamento realizado em julho.

Um dos pontos que pode ter corroborado com a queda da avaliação de Lula seria a situação envolvendo as queimadas pelo país. Cerca de 44% dos entrevistados classificam a atuação do governo no meio ambiente como ruim ou péssima. Um aumento de 11 pontos percentuais em comparação à pesquisa de abril.

Esse aumento de rejeição foi mais acentuado nas regiões Norte e Centro-Oeste, com grande índice de queimadas. Por exemplo, no Centro-Oeste, o salto de avaliação negativa a respeito do meio ambiente saltou de 34% para 48% em cinco meses.

Além do meio ambiente, a percepção negativa do atual governo também se manteve elevada em áreas como segurança pública, combate ao desemprego e controle da inflação.

Leia também:

“O que melhorou para o consumidor?”, dispara Lula sobre privatização da BR Distribuidora

Em entrevista, Lula fala em preparar militares para atuar na questão climática