O evento de posse do presidente eleito Lula reunirá no domingo, 1º, em Brasília, ao menos 65 delegações internacionais. Estão na lista de convidados chefes e vice-chefes de Estado, governo e poder, além de ministros de negócios e enviados especiais. Segundo os organizadores da cerimônia, o evento atrairá mais representantes de organismos internacionais ao país do que a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

De embaixadores a presidentes, cerca de 120 países estarão representados na posse de Lula. O número é cerca de três vezes maior do que o de representantes que estiveram no país para a posse de Jair Bolsonaro, em 2019. “A posse do presidente eleito supera o número de autoridades estrangeiras que estiveram presentes nas Olimpíadas no Rio de Janeiro”, afirma o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse.

Segundo Fernando Igreja, vários encontros bilaterais já foram solicitados pelas delegações para que sejam realizados nos dias seguintes à posse. Os pedidos serão despachados com o presidente eleito. Os Estados Unidos ainda não anunciaram quem enviarão para a posse, mas já reservaram grande parte de um hotel na capital federal.