Alexandre de Moraes afasta governador do DF por 90 dias
09 janeiro 2023 às 07h14
COMPARTILHAR
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDF-DF), por 90 dias. A decisão ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira, 9, após a análise de pedidos do do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União, com base nos atos golpistas que ocorreram no Congresso Nacional durante o domingo. Entre as irregularidades apontadas contra Ibaneis estão a escolta dos invasores por viaturas e a falta de resistência da PM local.
Segundo o ministro, a entrada de terroristas no Congresso, no Palácio do Planalto e no STF ocorreu “com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu na decisão.
O ministro também garantiu que as autoridades irão trabalhar para não deixar impunes os responsáveis pelos atos que classificou como “desprezíveis”. “Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos”, afirmou.
Com o afastamento de Ibaneis Rocha, a vice Celina Leão (PP) assume o governo. Ela tem 45 anos, é natural de Goiânia. Assim como o governador, a apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha de reeleição.
Além de Ibaneis, o secretário de segurança Anderson Torres foi exonerado do cargo, ainda enquanto os ataques ocorriam em Brasília.