O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi fechado na noite de sexta-feira, 3, devido ao “elevado volume de chuvas”, conforme anunciado pela Fraport, empresa responsável pela administração do terminal. O fechamento, realizado visando a segurança de funcionários e passageiros, resultou no cancelamento de 17 voos ao longo do dia, entre chegadas e partidas.

A medida, por tempo indeterminado, afetou operações das principais companhias aéreas que operam no aeroporto. A Azul anunciou o cancelamento de todos os pousos e decolagens até as 12h de domingo, enquanto a Latam suspendeu as operações até o mesmo horário do sábado.

Já a Gol cancelou voos programados para chegar e partir de Porto Alegre até as 23h59 de domingo. A cia está permitindo que os clientes alterem suas reservas sem custos adicionais, oferecendo a opção de crédito para futuras viagens e isenção de taxas de remarcação.

A situação no aeroporto foi agravada pelas enchentes no Guaíba, com o nível da água ultrapassando 4,6 metros, e pela ocorrência de alagamentos em algumas áreas da Zona Norte, onde está localizado o terminal. Acessos rodoviários à cidade também foram impactados pelas condições climáticas adversas.

Vídeo: Spotters Brasil

Leia também:

Com 31 mortos e 74 desaparecidos no Rio Grande do Sul, FAB estabelecem comando operacional

Portões que protegem Porto Alegre de inundações se rompem e cidade alaga, veja imagens