Reeleito em 2020, o prefeito de Goiatuba, José Alves Vieira (conhecido como Zezinho), do pP, não pode ser candidato em 2024, daqui a um ano e sete meses.

Considerado gestor eficiente — Goiatuba era marcada por escândalos na prefeitura, mas na atual gestão, de acordo com um vereador, não há notícias de falcatruas, de casos graves —, Zezinho Vieira tende a fazer o sucessor. Até agora, não disse, ao menos publicamente, quem será o seu candidato a prefeito.

Porém, nos bastidores, o que se comenta é que Zezinho Vieira tende a bancar seu secretário de Administração e Planejamento, Alberto Lopes Ribeiro, para a disputa de outubro de 2024.

Alberto Lopes Ribeiro, de acordo com fontes locais, seria um dos principais responsáveis pelo sucesso da gestão de Zezinho Vieira, dadas a sua competência e capacidade de organização. “Zezinho e Alberto são muito ligados. Se Alberto disser que será candidato, o prefeito não terá como deixar de apoiá-lo”, afirma um vereador.

Empresário, Alberto Lopes Ribeiro é dono de uma loja de material de construção. É visto, sobretudo, como um executivo eficiente e focado.

Clifer Lucas, vereador | Foto: Facebook

A oposição, por enquanto, anda “meio quieta”, segundo políticos do município. O vereador Clifer (Clefer) Lucas Costa estaria dizendo que planeja disputar a prefeitura, com o discurso de que é preciso mudar, que alternância de poder é benéfica para a sociedade. Eleito apoiando Zezinho Vieira, estaria criticando a gestão do prefeito, segundo aliados do gestor.

O vice-prefeito Valdir Cardoso Martins eventualmente é mencionado como possível candidato. Mas nunca disse que planeja disputar mandato em 2024. “Valdir é boa pessoa, mas lhe falta consistência político-eleitoral”, sugere um aliado do prefeito Zezinho Vieira.

O agronegócio e o comércio de Goiatuba são fortes. O município produz soja, milho e etanol. Embora não seja uma cidade tão grande quanto Itumbiara, e com uma população de apenas 34 mil habitantes, a construção civil é sólida no município. A cidade também é um polo educacional. As faculdades têm cursos de Medicina, Enfermagem, Veterinária, Tecnologia da Informação, Odontologia, Contabilidade e, entre outros, Administração.

Nota da redação

Se houver outros pré-candidatos, o espaço está aberto para sua manifestação. O contato pode ser feito via whatsapp 62-99973-9629.